.png)
Oficina de Criação e Montagem
TERRA AGITADA
com Camila Vergara e Isadora Franco
Investimento
$300 mês
módulo I • $300 mensal (período 4 meses)
Segundas das
14h as 16h
módulo II • $300 mensal (período 5 meses)
Pré inscrição
Faça sua pre inscrição pelo formulário. Entraremos em contato em breve!
Terra Agitada
Em tempos onde o chão pulsa como um coração descompassado, "Terra Agitada" é um convite a vivenciar os tremores invisíveis que atravessam corpos e territórios. Inspirada por paisagens urbanas, fissuras geológicas e estados de ebulição emocional, a pesquisa mergulha na tensão entre caos e equilíbrio, explorando a energia bruta que emerge de terrenos instáveis. Como traduzir em movimento as rachaduras da terra? Vibração, magnetismo e urgência servem como disparadores para investigar a fisicalidade das cenas. A pesquisa propõe dinâmicas que alternam colisão e repulsão como partículas de um sistema em constante transformação. "Terra Agitada" propõe uma experiência sensorial que ressoa os desafios e as belezas da instabilidade, refletindo um estado coletivo de resiliência e adaptação diante do imprevisível — uma dança que estremece com a vida equilibrando-se em meio às rachaduras.
Linguagem
A linguagem que norteará a criação terá como base princípios da dança contemporânea e do teatro físico. A partir de práticas de improvisação e composição buscaremos desenvolver uma dramaturgia corporal, nos debruçando sobre o estudo de estados corporais, ações físicas, gestos, sequências coreográficas, jogos teatrais e princípios de atuação da máscara teatral e da palhaçaria. Tudo isso para compor o trabalho expressivo do corpo em um processo transdisciplinar de criação em dança.
Metodologia
Em uma proposta inédita e com caráter experimental, as artistas se reúnem para partilhar suas pesquisas em improvisação e composição em dança, e para experimentar uma direção compartilhada. O encontro entre as artistas aconteceu na Cia Municipal de Dança de Porto Alegre (2023) e seguiu no processo de criação do espetáculo Peixes (2024). Desde então, Camila e Isadora seguem investigando processos criativos em dança juntas, trazendo elementos e conhecimentos do teatro como parte da construção do trabalho expressivo em dança.
A oficina de montagem terá duração de nove (9) meses e será estruturada em dois (2) módulos:
1º módulo - Improvisação como processo de criação em dança
Abril a julho
2º módulo - Composição coreográfica a partir dos estudos em improvisação
Agosto a dezembro
O resultado final será apresentado no Teatro Olga Reverbel - Theatro São Pedro/Porto Alegre, acompanhado de trilha sonora ao vivo com músico convidado, com data a definir.
Para quem é?
Artistas, estudantes de artes cênicas (dança, teatro, circo) e interessados em participar de um processo de criação em dança.
Sobre as ministrantes
Em uma proposta inédita, as artistas se reúnem para partilhar suas pesquisas em improvisação e composição em dança e experimentar uma direção compartilhada. O encontro entre as artistas aconteceu na Cia Municipal de Dança de Porto Alegre (2023) e seguiu no processo de criação do espetáculo Peixes (2024). Desde então, Camila e Isadora desejam seguir investigando processos criativos em dança juntas.