top of page

nossa história

Sobre a Salto

Somos uma casa de ideias em Dança. Uma comunidade de pessoas que dançam para aprender, brincar e se aperfeiçoar. Aqui, professores residentes e convidados realizam aulas regulares, cursos, workshops, residencias artísticas, eventos e espetáculos. Acreditamos em salas sem espelhos, porque nossa dança nasce de dentro para fora. Ela é sobre dilatar o tempo, ampliar a escuta, se perceber, sentir-se livre e perder-se dentro de si.​ Na Salto, acreditamos na potencia da dança para transformar pessoas e mundos.​

Salto para Todos

Um convite para abrir um parenteses na sua rotina, para dilatar uma hora do seu dia. Aqui, professores qualificados e experientes conduzem aulas acessíveis e desafiadoras. As modalidades de dança da Casa vão do iniciante ao avançado. Nosso intuito é acordar o corpo com movimento, ritmo e esforço. Conectar-se a sensações, imaginar, criar e extravasar. É sobre prazer, felicidade.

9.png
IMG_6122.jpg

Salto para Profissionais

Um lugar para compartilhar práticas de dança junto a outros artistas. Aqui, fortalecemos o networking e promovemos conexões entre experientes e profissionais em formação. Somos uma comunidade de artistas da dança. Promovemos experiências de aperfeiçoamento técnico e artístico por meio de trocas, aulas, cursos, eventos e apresentações. Somos um ambiente para inovação, uma incubadora e aceleradora de ideias.

 

Valorizamos profissionais com autonomia e patrimônio artístico. Investimos em produtos de dança. 

O que já rolou na Casa Salto

Cursos, workshops, residências, espetáculos, mostras, peças teatrais. Confira alguns dos eventos que já aconteceram por aqui.

Residência Artística com
Mário Nascimento

Em janeiro de 2025, a Casa Salto e Mário Nascimento, um dos maiores diretores em atividade no Brasil, promoveram quatro dias de residência artística em Porto Alegre. Um universo de criação e montagem coreográfica foi conduzida e explorada por Mário. Dezoito bailarinos profissionais e onze estudantes de dança participaram da residência. 
 
No último dia, a turma apresentou, em formato de Mostra, a criação dirigida por Mário. O espaço aberto ao público contou com 60 pessoas na plateia para contemplar a obra. 
 
Após a mostra, aconteceu ainda um bate-papo com o diretor sobre seu processo de criação, profissionailização e carreira.

3 Edições do Jazz Sem Fronteiras
por Anette Lubisco

Da instigante questão sobre os limites e a essência do Jazz Dance, nasceu o Jazz Sem Fronteiras. Esse encontro é um convite para desbravar as infinitas possibilidades do Jazz, reunindo professores, coreógrafos, diretores, bailarinos e amantes da dança.

 

Concebido por Anette Lubisco que, com sua vasta experiência de mais de 20 anos como jurada de festivais de dança, traz um olhar perspicaz e um profundo conhecimento prático e acadêmico sobre o Jazz Dance. Ela alimenta discussões construtivas, explorando a trajetória do Jazz desde suas raízes até os dias atuais, projetando as possíveis perspectivas para o futuro dessa arte vibrante.

Um espaço de formação, criação, espetáculo, e bate-papo. O evento em suas três edições,  já reuniu 86 bailarinos, 10 palestrantes, e aproximadamente 400 espectadores.

GEMA Cia. de Dança
por Dani Cezar

A Cia Gema, dirigida por Dani Cezar, é um projeto incubado pelo HUB da Casa Salto. Nasceu no ano de 2022 com encontros de 3h semanais. O elenco é composto por 16 bailarinos, sendo eles: Andressa A. G. G. Salem, Bianca T. Bueno, Bruno Manganelli, Jordana B. Inda, Juliana Johann, Juliana Medeiros, Júlia Beatriz M. Oliveira, Júlia De Matos, Laura B. Silva, Lia Souza, Milena Christo, Patrícia Larentis, Rafaela C. Kijner, Sérgio Felício, Vanessa Ivanoff.

Seu primeiro espetáculo estreou em setembro de 2024. Chamado 
Crowd, já teve 2 temporadas. Foi apresentado em três sessões no Teatro Bruno Kiefer por meio do edital de ocupação dos teatros; e posteriormente no Festival Porto Verão Alegre, com três apresentações na Sala Álvaro Moreyra. O espetáculo foi assistido por aproximadamente 800 espectadores. A Direção é de Dani Cezar, e o elenco reúne os bailarinos Bruno Manganelli, Juliana Medeiros, Lia Souza e Milena Christo. As visualidades são criadas pelo artista digital e iluminador Kyrie Isnardi. 

O segundo espetáculo da Cia. Gema estreou em dezembro de 2024, chamado 
Atos Ordinários de Uma Vida Extraordinária, no SESC/POA

Desenhança
por Guadalupe Raush

O Projeto Desenhança, idealizado por Guadalupe Rausch, é uma proposta que une dança e desenho como linguagens expressivas que se complementam e se atravessam.

Iniciado em 2017, o projeto já transitou por cidades como Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O Desenhança investiga os limites e conexões entre o traço e o gesto corporal, propondo que “dançar é desenhar no espaço; desenhar é dançar no papel”.

Atende tanto crianças como adultos por meio de oficinas lúdicas, jams de improvisação com desenho, dança e música, formações para educadores, performances e encontros de diálogo.

Espetáculos de
Projetos de Ensino

As aulas regulares da Casa Salto são destinadas a adultos estudantes de dança, desde iniciantes até o público avançado. Ao final dos ciclos de ensino, faz-se um espetáculo de fechamento proporcionando aos estudantes uma experiência completa e cênica.

Espetáculos de 2024:

• Nesta Casa, Teu Nome, Suculentas, de Camila Vergara.
• Coisas Que Eu Não Sei Sobre Ti, Camaleoas, de Dani Cezar.
• Marias, Jazzilidades, de Lia Souza.
• Do Louco ao Mundo, Balé Gentil, de Vanessa Ivanoff.

aMostra Salto

É um Sarau de inverno dos projetos de ensino da Casa Salto. Momento de contemplar uma amostra do que se pratica na Casa no primeiro semestre das aulas regulares.

 

Recheada de sentimento, criação, composição, movimento, e arte, é um evento para confraternizar em comunidade. Balé gentil, Camaleoas, Jazz Sem Fronteiras, Jazzilidades, Suculentas, Realce, SOMA, em troca, numa experiência cênica e artística.

Já aconteceu em duas edições: Edição 2023 e Edição 2024.

3 edições do Retiro Salto

​O Retiro de Dança Salto, fundado em setembro de 2023, é um evento imersivo que já teve 3 edições, idealizado para expandir as práticas de dança da comunidade Salto.

 

Destinado a qualquer adulto acima de 18 anos, independentemente do nível de experiência, o retiro incentiva a desconexão digital para promover a conexão com o movimento, a natureza e as pessoas.

 

É um espaço para respirar, sentir e expressar, servindo como uma oportunidade tanto para membros da comunidade aprofundarem suas vivências quanto para novos interessados a conhecerem o projeto.

Em Busca de Sentido

A peça de artes cênicas tem direção de Flávio Aquino, e é uma adaptação cênica do livro homônimo do psiquiatra austríaco Viktor Frankl. A obra de Frankl, escrita em 1946, é um relato autobiográfico de suas experiências nos campos de concentração nazistas, onde ele desenvolveu a logoterapia, uma abordagem de psicoterapia centrada na busca por um sentido na vida. A peça leva para o palco essas reflexões existenciais, criando um diálogo atemporal sobre a capacidade humana de encontrar propósito, liberdade e significado, mesmo nas situações mais extremas de sofrimento. O enredo é construído como uma sessão de terapia, convidando o público a participar das reflexões de Frankl sobre a existência, a morte, a solidão e a liberdade de escolha diante da adversidade.

Estreada em 2019, fez 30 apresentações, participando de festivais como o Porto Verão Alegre, Congresso de Psicologia da USP, turnê em Escolas em São Paulo e Rio Grande do Sul, etc. No ano de 2022, executou uma temporada via Lei de Incentivo a Cultura, no Estado do Rio Grande do Sul.

Quem está por trás da Salto?

_M7A6809_edited.jpg

Dani Cezar

Direção Artística

Captura de Tela 2025-08-07 às 13.18.25.png

Flavio Aquino

Produtor Cultural

bottom of page