FÁBIO
ALCÂNTARA
Diretor do Congresso Nacional Dança Contemporânea. Atuou como professor convidado na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, professor de dança contemporânea no Raça Centro de Artes, professor Studio Anacã, professor Cisne Negro Cia de Dança, professor do Theatro Municipal São Paulo, na Escola de Dança de São Paulo (EDASP). Ministrou aulas internacionais: Lleida, Tàrrega; Madrid, Espanha. ll LDC Festival, O Teatro das Culturas. Quinzena de Dança de Almada em Portugal. Master Class, Escola de Dança de São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo. Hoje ministra aulas de Dança Contemporânea em todo Brasil.
15 e 16 DE FEVEREIRO
• POA • RS
8h totais • 14h às 18h • sábado e domingo
na Casa Salto, André Puente, 447 - Independência - POA/RS
$300
parcelado em até 3x
O CURSO
Explora e utiliza os fundamentos da dança moderna propostos por Dóris Humphrey e José Limón, dando ênfase aos princípios de “sucessão”, “isolamento”, “queda e recuperação” e “qualidade pendular”. Vivenciar o reconhecimento do corpo em movimento, investigando e experimentando as estruturas ósseas da coluna vertebral e da pelve. Possibilitar a fruição, permeabilidade e troca entre os interessados na dança, proporcionando através do aprendizado e da vivência corporal, um conhecimento e/ou aprimoramento técnico.
Objetivos:
*Reconhecer partes do corpo a partir da sensibilização, facilitando a percepção do movimento ao interligar com códigos e fundamentos da Dança Moderna, inspirados em princípios de Dóris Humphrey e José Limón;
*Reconhecer a trajetória de movimento do corpo no espaço, desenvolvendo o deslocamento, integrando o movimento dançado, mudanças de tempo, fluxo e níveis, por meio de apoios e transferências de peso no centro e nas diagonais;
*Desenvolver a coordenação motora, através de processos de associação e dissociação de diferentes partes do corpo sendo executadas simultaneamente;
*Traçar um convívio interpessoal, proporcionando o respeito e o diálogo entre os colegas e o docente;
*Desenvolver dinâmicas de movimentos dentro de diferentes universos sonoros;
*Conteúdo Programático;
*Técnica Floorwork Dança Contemporânea e Moderna: Rolamentos, queda e recuperação, bounces/ swings
(qualidade pendular), rebound (rebote), contração, oposição, suspensão, sucessão, isolamento, aceleração/ desaceleração, peso, espirais.
Tópicos de investigação:
-
Coluna vertebral: flexão, extensão e rotação; back arch, swings, tilt;
-
Membros inferiores e pelve: bounces, extensão de pernas, flexão e extensão de pés, foot brushes, pliés, retirés, rises, transferências de peso; uso 1a e 2a posições dos pés;
-
Membros superiores: flexão e extensão, círculos de braços e articulação do ombro e swing de braços; uso da 1a, 2a, 3a, 4a e 5a posições dos braços;
-
Crânio: skipes, assamblés, saltos;
-
Walks, triplets e triplets com turns;
-
Técnica Klauss Vianna – processo lúdico: Presença (ampliação do sentido cinestésico), articulações (maleabilidade articular, espaços internos, espaços internos do corpo), apoios (apoio ativo, regulação do tônus muscular, transferência), oposições (espaço articular), eixo global (corpo reorganizado, equilíbrio, integração com a gravidade, postura neutra);
-
Dinâmicas de tempo (sustentados e súbitos, utilizando a aceleração e desaceleração do movimento a partir das quedas, rebounds e em relações às suspensões de movimento); e espaço (uso de deslocamentos, direções espaciais, mudança de apoios, níveis, direção e também uso da variação dos planos espaciais: flexões, extensões, inclinações e rotações).
-
Elaboração de células coreográficas individuais, em duplas e em grupo, a partir do material levantado.
Metodologia
As aulas ministradas serão práticas de dança, com a sensibilização de partes do corpo através de toques individuais ou em duplas. Nesse processo de sensibilização também haverá o toque com objetos como: bolinhas de tênis. A disposição dos conteúdos citados acima, serão abordados ao longo do curso e de modo que, a cada aula possam ser estabelecidas relações entre os mesmos. Aula após aula, esses conteúdos serão retomados e outros acrescidos. Assim, é desenvolvido um trabalho contínuo, no qual há um resgate de conteúdos para então, aprofundar e avançar de onde se havia parado.
Está presente na metodologia os direcionamentos orais e a referência visual (demonstração) de modo dinâmico a fim de, complementarem o processo de ensino-aprendizagem. Em alguns momentos, o aluno também será convidado a realizar uma exploração livre de determinados conteúdos apresentados, além do trabalho de refinamento técnico-expressivo.
Referente às dinâmicas em sala de aula, por sua vez, haverá o trabalho em duplas ou em trios, em conjunto/coletivo (aquele que envolve todos os alunos), a observação do outro, etc., como estratégias de ensino.
produção